Reforma da Previdência (Emenda Constitucional 103/2019) e jurisprudência de crise no Supremo Tribunal Federal: perspectivas em torno do princípio da vedação do retrocesso social
Palavras-chave:
Reforma da Previdência, Jurisprudência de crise, Supremo Tribunal Federal, Princípio da vedação do retrocesso socialResumo
Trata-se de artigo que pretende investigar como o Supremo Tribunal Federal se posicionará sobre a aplicação do princípio da vedação do retrocesso social no controle de constitucionalidade da Reforma da Previdência. Para esse fim, a metodologia utilizada para a pesquisa é a análise indutiva de dados obtidos mediante a consulta, de forma qualitativa, à bibliografia e à jurisprudência. Inicia-se abordando o fenômeno da jurisprudência de crise. Em seguida, aborda a crise da previdência social. Depois, é analisado princípio da vedação do retrocesso social na doutrina e na jurisprudência do STF, para então fazer projeções em torno de sua aplicação no controle de constitucionalidade da Emenda Constitucional 103/2019.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.