Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista no Brasil ou no exterior.
  • O texto é autoral e não revisional
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • O texto está em espaço 1,5 cm e citações diretas longas em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O texto não deve apresentar sinais de plágio. Todos os créditos devem estar corretamente mencionados, citando sempre a fonte original.
  • As imagens, fotografias ou ilustrações utilizadas devem ser de domínio público ou, ao menos, devem ser autorizadas por detentores de direitos autorais.

Diretrizes para Autores

A submissão de trabalhos funciona em regime de fluxo contínuo, ou seja, de recebimento e processamento  editoriais contínuos sem prazos pré-estabelecidos. O fechamento de cada edição está previstos em cronograma https://revista.trf1.jus.br/trf1/announcement.

A submissão, processamento e publicação dos trabalhos é gratuita e não acarreta custos para os autores(as) e suas instituições.

Os artigos devem ser inéditos, autorais e não estarem em processo de avaliação em periódicos no Brasil ou no exterior; podem ser redigidos em português, alemão, espanhol, inglês, italiano e devem atender as seguintes diretrizes:

1. Conter o mínimo de 15 páginas  e máximo de 25 páginas (Introdução, desenvolvimento, conclusão e Referências). Resumo e abstract com o mínimo de 150 palavras e máximo de 250 palavras.

2. Os artigos escritos em quaisquer das línguas supracitadas devem conter: título, resumo, até cinco palavras-chave, abstract e até cinco keywords. Também deverá apresentar o título em inglês, independentemente da língua originária.

3.  Serão aceitos manuscritos com, no máximo, três autores(as), mesmo nos casos de Grupo de Pesquisa, os quais devem constar no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). 

4.  Se o artigo for escrito em coautoria, cada autor(a) deve indicar seu papel de autoria segundo os critérios internacionais do Contributor Roles Taxonomy CRediT 

5. Aceita-se trabalhos de pesquisadores(as) em formação, desde que em coautoria com um doutor(a). 

6. No momento da submissão informar link do Currículo Lattes e link ORCID Id, atualizados nos últimos seis meses.

Da formatação:

  • Margens: esquerda e superior de 3,0 cm e direita e inferior de 2,5 cm
  • Fonte Calibre, tamanho 12 para o corpo do texto; tamanho 11 para citações longas (com mais de 3 linhas).
  • Não usar siglas no título nem na biografia resumida do autor(a).
  • Título e nome do autor(a): aplicar maiúsculo e minúsculo.
    • Exemplo de autor: Maria da Silva
    • Exemplo de título: Direitos humanos no Brasil e etnocentrismo jurídico.
  • Editor de texto: Microsoft Word
  • Parágrafo: alinhamento justificado, espaçamento das entrelinhas de 1,5 cm para o corpo do texto e espaçamento simples para as citações diretas longas (com mais de três linhas).
  • Destaque: usar o itálico em vez de sublinhado ou negrito.

 Folha de rosto: em arquivo separado, o autor deverá enviar uma folha de rosto contendo as seguintes informações:

  • Título do artigo;
  • Identificação do(s) autor(es): nome completo, titulação, instituição à qual está ligado e o Estado da federação do local da sede, endereço para correspondência, correio eletrônico que será divulgado no artigo; endereço eletrônico do Lattes e do ORCID Id.

 Das notas, citações e referências: 

  • Citações: deve ser usado o sistema de chamada autor-data (conforme ABNT NBR-10520), isto é, as citações devem vir no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano e página de publicação.
  • Lista de referências: deverá ser apresentada em ordem alfabética ao final do texto (conforme ABNT NBR-6023) e constar apenas as presentes no artigo.
  • O recurso tipográfico utilizado para destacar o elemento título na lista de referências será o itálico (conforme subitem 6.7 da ABNT NBR-6023).
  • Diagramas, quadros e tabelas: devem apresentar título e fonte, colocados ao final do texto, após as Referências. Sua posição deve ser indicada no próprio texto, constando referência a eles no corpo do artigo.
  • As chamadas para as notas de rodapé devem ser feitas pelo sistema numérico sequencial. As notas deverão conter apenas comentários, mas se houver necessidade de inserção de referências no corpo destas, deve-se, para tanto, utilizar o sistema autor-data, consoante a NBR-10520.
  • Caso haja duas ou mais obras citadas do mesmo autor e ano, indicar, após a data, a letra "a" para a primeira e a letra "b" para a segunda, e assim por diante. Ex.: Telles (1997a); Telles (1997b).
  • Indicar somente as referências utilizadas no artigo. Deverão ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, caixa alta, pelo último sobrenome do autor. O título deverá ser apresentado em itálico, seguido da edição, cidade, editora e ano. Ex.: GOMES, L.G.F.F. Novela e sociedade no Brasil. 2. ed. Niterói: EDUFF, 1998.
  • Periódicos: indicar autor(es) em caixa alta, seguido do título do artigo, do título ou sigla do periódico, da numeração correspondente ao volume, número, página e ano. Ex.: GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 12-15, set. 1997. Nesse caso, o itálico é utilizado para destacar o nome do periódico e não o título do artigo.

Artigos avaliados por pares

Os artigos submetidos passam por avaliação inicial, realizada pela equipe editorial, que verifica a pertinência do conteúdo e a estrutura constante nas diretrizes para autores. Serão aceitas colaborações inéditas e a publicação de um artigo está condicionada a sua adequação às normas editoriais. Logo em seguida, os artigos serão avaliados por dois especialistas nos temas tratados, pelo método duplo-cego (double-blind peer review), que consiste na análise por pares dos textos não identificados. Cada avaliador deve emitir o seu parecer, no prazo de 15 (quinze) dias, que pode ser: (i) favorável à publicação; (ii) desfavorável à publicação; ou (iii) favorável com sugestões. Em caso de impasse e opiniões divergentes, o artigo será encaminhado para um terceiro especialista. A identidade do autor e do parecerista são mantidas em sigilo.

A Revista do TRF 1ª Região reserva o direito de fazer as revisões gramaticais e alterações semânticas pertinentes, respeitando, porém, o estilo redacional dos autores, bem como adequar os trabalhos às normas disciplinadas pela ABNT e ao padrão da Revista.

Caso o número de artigos aprovados seja superior ao número de artigos publicados em cada edição, a equipe editorial considera a exogenia e outros critérios priorizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes para a seleção final.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados para a revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.