Submissions

Login or Register to make a submission.

Submission Preparation Checklist

As part of the submission process, authors are required to check off their submission's compliance with all of the following items, and submissions may be returned to authors that do not adhere to these guidelines.
  • The submission has not been previously published, nor is it before another journal for consideration (or an explanation has been provided in Comments to the Editor).
  • The submission file is in Microsoft Word document file format.
  • The text is single-spaced; uses a 12-point font; employs italics, rather than underlining (except with URL addresses); and all illustrations, figures, and tables are placed within the text at the appropriate points, rather than at the end.
  • The text adheres to the stylistic and bibliographic requirements outlined in the Author Guidelines.

Author Guidelines

Em regra, a submissão de trabalhos funciona em regime de fluxo contínuo, ou seja, de recebimento e processamento contínuos. Os prazos para submissão, a data-limite de envio dos documentos, bem como o dia da publicação de cada volume estão previstos em cronograma https://revista.trf1.jus.br/trf1/announcement.

1. Requisitos:

1.1 Serão recebidos para publicação trabalhos exclusivamente INÉDITOS, com no mínimo 10 fls. e no máximo 40 fls.

1.2 Os textos escritos em português devem seguir o vernáculo, entregues à Revista com uma mínima revisão ortográfica, morfológica e sintática. A Revista do TRF1 não se responsabiliza pelos textos escritos em línguas estrangeiras.

1.3 O autor deverá incluir a tradução para o inglês do título, do resumo e das palavras-chaves.

1.4 As opiniões emitidas e a integridade do conteúdo dos artigos são de absoluta responsabilidade de seus autores.

2. Formatação:

  • Editor de texto: Microsoft Word
  • Papel: A4
  • Margens: esquerda, direita, superior e inferior de 2,5 cm.
  • Fonte sugerida: Times new roman, tamanho 12.
  • Parágrafo: alinhamento justificado, espaçamento simples.
  • Destaque: usar o itálico em vez de sublinhado ou negrito.

 3. Folha de rosto: em arquivo separado, o autor deverá enviar uma folha de rosto contendo as seguintes informações:

  • Título do artigo;
  • Identificação do(s) autor(es): nome completo, titulação, instituição à qual está ligado e o Estado da federação do local da sede, link para o currículo lattes, endereço para correspondência, telefone, e-mail, número do seu ORCID. 
  • Atenção! Toda identificação de autoria deve ser incluída somente na folha de rosto. É vedada qualquer identificação no texto do artigo.
  • Caso o artigo tenha sido apresentado anteriormente em eventos públicos (congressos, seminários etc.), ou seja, se se tratar de trabalho acadêmico de conclusão de um curso ou pesquisa, também deverá ser feita referência ao evento, curso ou pesquisa no rodapé da primeira lauda.
  • Agradecimentos e auxílios recebidos pelo autor não podem ser incluídos no corpo do artigo.

 4. Notas, citações e referências: 

  • Citações: deve ser usado o sistema de chamada autor-data (conforme ABNT NBR-10520), isto é, as citações devem vir no corpo do texto com indicação do sobrenome, ano e página de publicação.
  • Lista de referências: deverá ser apresentada em ordem alfabética ao final do texto (conforme ABNT NBR-6023).
  • O recurso tipográfico utilizado para destacar o elemento título na lista de referências será o itálico (conforme subitem 6.7 da ABNT NBR-6023).
  • Diagramas, quadros e tabelas: devem apresentar título e fonte, colocados ao final do texto, após as referências. Sua posição deve ser indicada no próprio texto, constando referência a eles no corpo do artigo.
  • As chamadas para as notas de rodapé devem ser feitas pelo sistema numérico sequencial. As notas deverão conter apenas comentários, mas se houver necessidade de inserção de referências bibliográficas no corpo destas, deve-se, para tanto, utilizar o sistema autor-data, consoante a NBR-10520.
  • No caso de citação de citação, colocar o nome do autor original, a data respectiva e a palavra apud entre parênteses, bem como o nome do autor efetivamente consultado com a data correspondente. Ex.: Adorno (1979, apud SOUTO, 1916).
  • Caso haja duas ou mais obras citadas do mesmo autor e ano, indicar, após a data, a letra "a" para a primeira e a letra "b" para a segunda, e assim por diante. Ex.: Telles (1997a); Telles (1997b).
  • As citações com mais de três linhas, paginação, notas, legendas e fontes das ilustrações e tabelas devem ser em tamanho menor e uniforme, em um parágrafo endentado, exclusivo para o referido texto.
  • Indicar somente as referências utilizadas no artigo. Deverão ser listadas ao final do texto, em ordem alfabética, caixa alta, pelo último sobrenome do autor (excepcionalmente por dois sobrenomes, quando indispensável à compreensão). O título deverá ser apresentado em itálico, seguido da edição, cidade, editora e ano. Ex.: GOMES, L.G.F.F. Novela e sociedade no Brasil. 2ª ed. Niterói: EDUFF, 1998.
  • Periódicos: indicar autor(es) em caixa alta, seguido do título do artigo, do título ou sigla do periódico, da numeração correspondente ao volume, número, página e ano. Ex.: GURGEL, C. Reforma do Estado e segurança pública. Política e administração, Rio de Janeiro, v. 3, n. 2, p. 12-15, set. 1997. Nesse caso, o itálico é utilizado para destacar o nome do periódico e não o título do artigo.
  • Para os demais casos, não especificados nestas normas, favor consultar a NBR 6023, que, juntamente com a NBR 10520, aqui assinalada, encontram-se disponíveis para consulta na Biblioteca do TRF1.
  • Tabelas, figuras e quadros deverão ser elaborados e enviados por e-mail e inseridos no devido local, no corpo do texto. As figuras deverão ser enviadas em cores, com legendas e respectivas numerações no rodapé, contendo no verso o título do trabalho e o nome do autor principal. Se encaminhadas em mídia eletrônica, deverão ter a resolução mínima de 300 dpi. O formato aceito é o JPG, não sendo permitidos outros tipos de formato.
  • A equipe da editoria da revista está à disposição dos autores para orientá-los na preparação dos originais.

 

Artigos avaliados por pares

Os artigos submetidos passam por avaliação inicial, realizada pela equipe editorial, que verifica a pertinência do conteúdo e a estrutura constante nas diretrizes para autores. Serão aceitas colaborações inéditas e a publicação de um artigo está condicionada a sua adequação às normas editoriais. Logo em seguida, os artigos serão avaliados por dois especialistas nos temas tratados, pelo método duplo-cego (double-blind peer review), que consiste na análise por pares dos textos não identificados. Cada avaliador deve emitir o seu parecer, no prazo de 15 (quinze) dias, que pode ser: (i) favorável à publicação; (ii) desfavorável à publicação; ou (iii) favorável com sugestões. Em caso de impasse e opiniões divergentes, o artigo será encaminhado para um terceiro especialista. A identidade do autor e do parecerista são mantidas em sigilo.

A Revista do TRF 1ª Região reserva o direito de fazer as revisões gramaticais e alterações semânticas pertinentes, respeitando, porém, o estilo redacional dos autores, bem como adequar os trabalhos às normas disciplinadas pela ABNT e ao padrão da Revista.

Caso o número de artigos aprovados seja superior ao número de artigos publicados em cada edição, a equipe editorial considera a exogenia e outros critérios priorizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes para a seleção final.

Privacy Statement

The names and email addresses entered in this journal site will be used exclusively for the stated purposes of this journal and will not be made available for any other purpose or to any other party.