A Democracia Como Conteúdo do Constitucionalismo Liberal Contemporâneo

Autores

Palavras-chave:

Democracia, Constitucionalismo, Liberalismo, Colômbia, América Latina

Resumo

O conteúdo do direito constitucional é a Política, portanto, no caso do constitucionalismo liberal contemporâneo, seu conteúdo político é a Democracia. Nesse contexto, há uma relação entre o desenvolvimento do sistema jurídico constitucional liberal e a Democracia, marcada pela Ética que é praticada em cada sociedade liberal onde existe uma ordem constitucional. Por sua vez, essa relação depende da história e da cultura de cada país, por isso neste artigo essa relação é estudada a partir da Teoria Constitucional, tomando como exemplos de análise a Colômbia e a América Latina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Bermeo, universidade do norte

Abogado de la Universidad de Cartagena, Magíster en Derecho con énfasis en investigación en la Universidad del Norte. Estudiante de Doctorado en Derecho en la Universidad del Norte. Profesor de la Institución Universitaria Mayor de Cartagena e investigador del grupo de investigación “Filosofía Del Derecho y Derecho Constitucional” de la Universidad de Cartagena y la Institución Universitaria Mayor de Cartagena.

David Mercado, Universidade cartagena

Abogado de la Universidad de Cartagena, especialista en Derecho Público de la Universidad Externado de Colombia. Profesor de Derecho Constitucional de la Universidad de Cartagena. Líder del grupo de investigación “Filosofía Del Derecho y Derecho Constitucional” de la Universidad de Cartagena y la Institución Universitaria Mayor de Cartagena.

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

BERMEO, L.; MERCADO, D. A Democracia Como Conteúdo do Constitucionalismo Liberal Contemporâneo. Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, [S. l.], v. 34, n. 3, p. 50–59, 2022. Disponível em: https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/419. Acesso em: 19 mar. 2024.