Considerações sobre a fundação de São Luís: o feito francês e o mito luso

Autores

  • Ana Luiza Almeida Ferro Escola Superior do Ministério Público do Maranhão

Palavras-chave:

direito, obra literária, lei, Maranhão, direito intertemporal

Resumo

Este artigo objetiva apresentar uma visão introdutória sobre a fundação de São Luís pelos franceses, autores das leis fundamentais do Maranhão, primeira manifestação de constitucionalismo primário nas Américas, durante o período da colônia da França Equinocial, bem como sobre o mito da “fundação” portuguesa da cidade, ressaltando as suas características, a partir da análise da conquista da terra pelas armas e pelas letras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Almeida Ferro, Escola Superior do Ministério Público do Maranhão

Promotora de Justiça no Maranhão, escritora, historiógrafa, poeta, conferencista internacional, professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão (ESMP/MA), doutora e mestra em ciências penais (UFMG), pós-doutora em derechos humanos (Universidad de Salamanca, Espanha), membro de honra da Sociedade Brasileira de Psicologia Jurídica, membro da European Society of International Law (ESIL), do PEN Clube do Brasil, da Academia Brasileira de Direito, da Academia Brasileira de Filosofia, da Academia Maranhense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão e de diversas outras instituições culturais. Portadora do diplôme supérieur d’études françaises (Université de Nancy II). Autora de vários livros, sobretudo de direito penal, história e poesias. Recebeu o prêmio “Poesia, Prosa ed Arti figurative” (Itália, 2014 e 2019), a menção honrosa do prêmio Pedro Calmon 2014 (IHGB) e o prêmio literário nacional PEN Clube do Brasil 2015 (ensaio), estes últimos pelo livro 1612. É autora do verbete “Anticorrupção” no dicionário dos Antis, bem como um dos vencedores do concurso “Monólogos históricos para o PEN Clube em tempos de confinamento e reclusão – 2020”.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

FERRO, A. L. A. Considerações sobre a fundação de São Luís: o feito francês e o mito luso. Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 23–40, 2023. Disponível em: https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/484. Acesso em: 3 mar. 2024.