Serviço de transporte coletivo terrestre, interestadual e internacional, de passageiros
DOI:
https://doi.org/10.69519/trf1.v37i1.651Palavras-chave:
Serviço Público. Transporte., Maurice Hauriou., Léon Duguit, Gaston Jèze.Resumo
Até o início da década de noventa do século passado, prevaleceu no Brasil a noção de serviço público originária da doutrina francesa, doutrina essa que remonta a três grandes autores – Maurice Hauriou, Léon Duguit e Gaston Jèze. No pensamento de Maurice Hauriou, a ideia central de todo o regime jurídico administrativo é a puissance publique.
Downloads
Referências
HAURIOU, Maurice. Précis Élémentaire de Droit Administratif. 4. ed. Paris: Recueil Sirey, 1938.
DUGUIT, Léon. Traité de Droit Constitutionel. 3. ed. Paris: Fontemoing, 1927.
MEIRELLES, Hely Lopes. Direito Administrativo Brasileiro. 20. ed. São Paulo: Malheiros, 1995.
MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Prestação de Serviços Públicos e Administração Indireta. 2. ed. 3. tir. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1987.
BRITTO, Carlos Ayres. Teoria da Constituição. Rio de Janeiro: Forense, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.