Revisão por pares

Os artigos submetidos passam por avaliação inicial, realizada pela equipe editorial, que verifica a pertinência do conteúdo e a estrutura constante nas diretrizes para autores. Serão aceitas colaborações inéditas e a publicação de um artigo está condicionada a sua adequação às normas editoriais. Logo em seguida, os artigos serão avaliados por dois especialistas nos temas tratados, pelo método duplo-cego (double-blind peer review), que consiste na análise por pares dos textos não identificados. Cada avaliador deve emitir o seu parecer, no prazo de 15 (quinze) dias, que pode ser: (i) favorável à publicação; (ii) desfavorável à publicação; ou (iii) favorável com sugestões. Em caso de impasse e opiniões divergentes, o artigo será encaminhado para um terceiro especialista. A identidade do autor e do parecerista são mantidas em sigilo.

A Revista do TRF 1ª Região reserva o direito de fazer as revisões gramaticais e alterações semânticas pertinentes, respeitando, porém, o estilo redacional dos autores, bem como adequar os trabalhos às normas disciplinadas pela ABNT e ao padrão da Revista.

Caso o número de artigos aprovados seja superior ao número de artigos publicados em cada edição, a equipe editorial considera a exogenia e outros critérios priorizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes para a seleção final.