Constitucionalismo, democracia e soberania popular: desafios e efetividade

Autores

  • Patricia Miranda Pereira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

constitucionalismo, constitucionalismo brasileiro, democracia, soberania popular

Resumo

O presente trabalho visa explorar a relação intrínseca entre constitucionalismo, democracia e soberania popular, enfatizando os desafios e a efetividade desses conceitos no contexto contemporâneo. A análise se debruça sobre o desenvolvimento histórico do constitucionalismo e sua interconexão com a democracia, destacando a soberania popular como pilar fundamental nesse processo. O estudo também aborda os desafios enfrentados no cenário atual, como a erosão dos valores democráticos, a crescente polarização política e os obstáculos à plena realização da soberania popular. Além disso, investiga-se a efetividade desses princípios, na prática, considerando as tensões entre teoria e realidade. Especificamente, o constitucionalismo brasileiro é uma jornada complexa, repleta de marcos históricos e desafios que moldaram a trajetória democrática do país. A Constituição, como documento central desse sistema, desempenha um papel fundamental na estrutura política e jurídica da nação, servindo como a base sobre a qual repousa a democracia brasileira. Nesse ensaio, exploraremos as raízes históricas, os desafios enfrentados pelo constitucionalismo brasileiro e sua influência na efetividade da soberania popular. A metodologia adotada inclui a análise de literatura especializada, documentos legais e estudos de caso relevantes. O objetivo é proporcionar uma compreensão ampla e crítica acerca do constitucionalismo, da democracia e da soberania popular, assim como discutir os caminhos para fortalecer esses fundamentos em sociedades democráticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Miranda Pereira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bacharel em direito pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais – pós-graduada em direitos humanos e ressocialização, mediação, conciliação e arbitragem.

Downloads

Publicado

30-01-2024

Como Citar

PEREIRA, P. M. Constitucionalismo, democracia e soberania popular: desafios e efetividade. Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 53–68, 2024. Disponível em: https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/523. Acesso em: 28 abr. 2024.