A leitura do sistema do direito na literatura: Niklas Luhmann visita a colônia penal de Franz Kafka

Auteurs-es

Mots-clés :

direito, novela, obra literária, sociedade

Résumé

O presente trabalho visa uma possível aproximação do direito na literatura a partir dos instrumentos conceituais da Teoria dos Sistemas Sociais de Niklas Luhmann, especificamente quanto ao sistema do direito — O Direito da Sociedade. Desse modo, o objetivo da pesquisa se perfaz na demonstração da possibilidade de leitura do sistema do direito na literatura. Valendo-nos da técnica de revisão literária, o estudo embarca na novela de Franz Kafka, Na Colônia Penal, para traduzir o funcionamento do sistema do direito à luz do arcabouço teórico luhmanniano. A pesquisa conclui pelo reconhecimento da literatura como instrumento possível de leitura de teorias e fenômenos jurídicos, de modo a representar interessante contato entre literatura e direito, posicionando-se nas pesquisas interdisciplinares dos campos jurídico e literário.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Cícero Krupp da Luz, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Doutor em relações internacionais pela USP. Mestre em direito público e bacharel em direito pela UNISINOS. Professor do programa de pós-graduação em direito da Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM).

Paloma Silveira Pique Dourador, Faculdade de Direito do Sul de Minas

Mestra em direito pela Faculdade de Direito do Sul de Minas (FDSM). Bacharela em direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Téléchargements

Publié-e

2023-12-18

Comment citer

LUZ, Cícero Krupp da; DOURADOR, Paloma Silveira Pique. A leitura do sistema do direito na literatura: Niklas Luhmann visita a colônia penal de Franz Kafka. Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, [S. l.], v. 35, n. 3, p. 55–64, 2023. Disponível em: https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/497. Acesso em: 13 mai. 2025.

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée d’articles similaires à cet article.