Valoração e Forma
Lon L. Fuller: apresentação
DOI:
https://doi.org/10.69519/trf1.v37i2.655Parole chiave:
Lon L. Fuller, Valoração, Forma, Consideration, Direito contratual, Filosofia do direitoAbstract
O artigo “Valoração e Forma”, de Lon L. Fuller, publicado na Columbia Law Review em 1941, investiga as bases formais e substanciais que justificam a execução das promessas no direito contratual do common law. Fuller analisa a doutrina da consideration (traduzida como “valoração”), destacando sua função como elemento que assegura seriedade e intenção nas obrigações contratuais. Para tanto, o autor identifica três funções essenciais das formalidades jurídicas: a função probatória, que garante evidência do contrato; a função cautelar, que induz deliberação e evita promessas impulsivas; e a função de canalização, que confere às manifestações de vontade forma juridicamente reconhecível. No plano substancial, Fuller aponta três fundamentos da responsabilidade contratual — a autonomia privada, a confiança e o enriquecimento sem causa — e demonstra como a ausência de forma e de valoração compromete a eficácia e a legitimidade das relações jurídicas. Conclui que forma e substância não são antagônicas, mas complementares, constituindo instrumentos de racionalidade e moralidade interna do direito. Assim, ainda que o direito moderno caminhe para maior informalidade, as funções da forma e da valoração permanecem indispensáveis à previsibilidade e à legitimidade das relações contratuais.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CHAPPEL & Co. Ltd. v. NESTLE Co. Ltd., 1959. House of Lords.
FULLER, Lon L. The Morality of Law. [S.l.]: Yale University Press, 1964.
FULLER, Lon L. Valoração e Forma (Consideration and Form). Columbia Law Review, v. 41, p. 799, 1941.
KENNEDY, David; FISHER III, William W. The Canon of American Legal Thought. Princeton; Oxford: Princeton University Press, 2006. Tradução livre.
RUNDLE, Kristen. Forms Liberate: Reclaiming the Jurisprudence of Lon L. Fuller. London: Hart Publishing, 2013.
SUNSTEIN, Cass R.; VERMEULE, Adrian. Law and Leviathan: Redeeming the Administrative State. Cambridge (MA): Harvard University Press, 2020.
WITTEVEEN, Willem J.; VAN DER BURG, Wibren (orgs.). Rediscovering Fuller: Essays on Implicit Law and Institutional Design. Amsterdam: Amsterdam University Press, 1999.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2026 Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a Revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A Revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.












