A regulação da liberdade de expressão nas redes sociais à luz da teoria dos sistemas
Parole chiave:
Liberdade de expressão, rede social, poder regulamentar, validadeAbstract
Este artigo busca discutir a regulação da liberdade de expressão nas redes sociais no que tange à problemática envolvendo a função legislativa do Estado e a capacidade de se autorregular das próprias redes. Nesse sentido, o artigo levanta a questão da validade e das fontes do direito no intuito de avaliar se existe um descompasso entre a majoritária teoria da fundamentação normativa da validade, que põe o Estado como fonte nuclear da produção normativa, e o nível de complexidade de novos ambientes culturais, como as redes digitais. A fim de realizar o balanço, essa visão será contraposta pela concepção de validade proposta pela teoria dos sistemas sociais, que traz novas perspectivas para o tema sob um olhar mais plural e menos centralizador da formação normativa. Isso tudo é feito para que ao fim se levante a teoria mais adequada ao atual momento histórico, sem deixar de analisar também os eventuais riscos que uma visão pode trazer.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2022 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.