A desconsideração da personalidade jurídica ante o advento da Lei 13.874/2019
Palavras-chave:
desconsideração da personalidade jurídica, desvio de poderResumo
O presente trabalho tem por objetivo desenvolver uma abordagem comparativa no que diz respeito à desconsideração da personalidade jurídica entre o texto anterior do art. 50 do Código Civil Brasileiro, a doutrina e a jurisprudência acerca da matéria e a nova redação do referido dispositivo legal trazida pela Lei nº. 13.874/2019, gerada através da aprovação da Medida Provisória nº 881/2019, popularmente conhecida como “MP da Liberdade Econômica”, ressaltando os pontos em que o legislador inovou ou simplesmente recepcionou os entendimentos consolidados dos doutrinadores e da jurisprudência produzida pelos Tribunais, de forma a coibir o abuso da personalidade jurídica, seja por confusão patrimonial, seja por desvio de finalidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.