Riscos à democracia e mecanismos de proteção
Palavras-chave:
risco, democracia, proteçãoResumo
O presente artigo analisa alguns perigos à democracia e mecanismos importantes para a preservação do instituto. Para tanto, discute-se o conceito de democracia, conflitos políticos, riscos ao regime democrático e instrumentos de proteção. Após o estudo da matéria, é sugerida a implementação de certas regras e valores constitucionais no ordenamento jurídico, a fim de salvaguardar os preceitos da democracia. As medidas traduzem-se na consciência cidadã, no controle normativo, na jurisdição constitucional, no respeito às leis, na não agressão a direitos e interesses legalmente protegidos, na tolerância mútua e reserva institucional, nos direitos fundamentais, na separação de Poderes e no sufrágio direto, secreto, universal e periódico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.