Judiciário ativo regulador: qual a saída?

Autores

  • João Batista Gomes Moreira Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Resumo

Trata-se de tema proposto no XXXVI Congresso Brasileiro de Direito Administrativo para debate na honrosa companhia da professora Weida Zancaner e do professor e magistrado Sílvio Luiz Rocha, painel sob a presidência da professora Caroline Müller Bitencourt. A discussão é aqui retomada, com a narrativa de casos julgados, em três vertentes: a) uma, circunscrita ao papel regulador em sentido estrito, como tal, a atividade de controle judicial das agências reguladoras; b) outra, que poderia ser denominada papel quase-normativo do Poder Judiciário no julgamento de ações civis públicas; c) outra ainda, voltada para mais ampla atividade normativa exercida excepcionalmente pelo Supremo Tribunal Federal com a finalidade (contramajoritária) de proteção de minorias, no célebre julgamento do caso Reserva Indígena Raposa Serra do Sol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Batista Gomes Moreira, Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Mestre e doutor em direito administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais; desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Downloads

Publicado

30-01-2024

Como Citar

MOREIRA, J. B. G. Judiciário ativo regulador: qual a saída?. Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 1–8, 2024. Disponível em: https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/527. Acesso em: 28 abr. 2024.