Judiciário ativo regulador: qual a saída?

Autori

  • João Batista Gomes Moreira Tribunal Regional Federal da 1ª Região

DOI:

https://doi.org/10.69519/trf1.v36n1.527

Abstract

Trata-se de tema proposto no XXXVI Congresso Brasileiro de Direito Administrativo para debate na honrosa companhia da professora Weida Zancaner e do professor e magistrado Sílvio Luiz Rocha, painel sob a presidência da professora Caroline Müller Bitencourt. A discussão é aqui retomada, com a narrativa de casos julgados, em três vertentes: a) uma, circunscrita ao papel regulador em sentido estrito, como tal, a atividade de controle judicial das agências reguladoras; b) outra, que poderia ser denominada papel quase-normativo do Poder Judiciário no julgamento de ações civis públicas; c) outra ainda, voltada para mais ampla atividade normativa exercida excepcionalmente pelo Supremo Tribunal Federal com a finalidade (contramajoritária) de proteção de minorias, no célebre julgamento do caso Reserva Indígena Raposa Serra do Sol.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

João Batista Gomes Moreira, Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Mestre e doutor em direito administrativo pela Universidade Federal de Minas Gerais; desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Pubblicato

2024-01-30

Come citare

MOREIRA, João Batista Gomes. Judiciário ativo regulador: qual a saída?. Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 1–8, 2024. DOI: 10.69519/trf1.v36n1.527. Disponível em: https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/527. Acesso em: 8 mag. 2025.