Nomeação de parentes em cargos políticos e nepotismo na Administração Pública

Autor/innen

  • Carlos Eduardo Ferreira dos Santos Universidad de Salamanca

Schlagworte:

administração pública, cargo político, nepotismo, nomeação

Abstract

O presente artigo analisa a nomeação de parentes em cargos políticos pela própria autoridade nomeante e a prática do nepotismo na Administração Pública. Para tanto, o trabalho investiga o conceito de Administração Pública, a definição de cargos políticos e a previsão do cargo político de Ministro de Estado nas Constituições brasileiras de 1824, de 1891, de 1934, de 1937, de 1946, de 1967, na Emenda Constitucional 1, de 1969, e na atual Carta Magna, de 1988. Em seguida, o estudo analisa os princípios constitucionais administrativos da moralidade, da impessoalidade e da eficiência. Após, o artigo tratará do conceito de nepotismo, do histórico do nepotismo no Brasil, da submissão dos cargos políticos aos princípios administrativos, da Convenção de Mérida contra a Corrupção, da inexistência de discricionariedade absoluta na nomeação de cargos políticos e da configuração do nepotismo ao se nomear parentes nesses cargos. Ao final, propõe-se que, sendo provocado, o Poder Judiciário pode anular nomeações ilegais em cargos políticos caso estas sejam realizadas em desrespeito a princípios constitucionais, pois se trata de controle de legalidade.

Downloads

Keine Nutzungsdaten vorhanden.

Autor/innen-Biografie

Carlos Eduardo Ferreira dos Santos, Universidad de Salamanca

Doutorando em Direito Público na Universidade de Coimbra (Portugal). Mestre em direito constitucional pela Universidad de Castilla-La Mancha (Espanha). Mestre em política criminal pela Universidad de Salamanca (Espanha). Especialista em direito público: constitucional, administrativo e tributário pela PUCRS. Especialista em filosofia e teoria do direito pela PUC-Minas. Membro da International Association of Constitutional Law (IACL) e do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional (IBDC).

Veröffentlicht

2023-12-18

Zitationsvorschlag

SANTOS, Carlos Eduardo Ferreira dos. Nomeação de parentes em cargos políticos e nepotismo na Administração Pública. Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, [S. l.], v. 35, n. 3, p. 87–102, 2023. Disponível em: https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/475. Acesso em: 13 mai. 2025.

Ähnliche Artikel

1 2 3 4 > >> 

Sie können auch eine erweiterte Ähnlichkeitssuche starten für diesen Artikel nutzen.