O consumidor detém legitimidade para pleitear a restituição de valores pagos a maior em decorrência da inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins incidentes na conta de energia elétrica?

Autori

  • Flávio da Silva Andrade

Parole chiave:

Energia elétrica, Consumidor, Imposto, Base de cálculo, Imposto sobre Circulação de Bens e Serviços – ICMS, Programas de Integração Social – PIS, Contribuição para Financiamento da Seguridade Social – Cofins

Abstract

Discute-se, no ensaio, se o consumidor de energia elétrica possui legitimidade ativa para mover ação tendente à restituição de valores pagos a maior em decorrência da inclusão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS na base de cálculo do Programa de Integração Social – PIS e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social – Cofins incidentes das contas cobradas pela concessionária do serviço.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Flávio da Silva Andrade

Juiz federal titular da 4ª Vara da Subseção Judiciária de Uberlândia/MG. Doutorando e mestre em direito pela UFMG.

Pubblicato

2019-09-06

Come citare

ANDRADE, Flávio da Silva. O consumidor detém legitimidade para pleitear a restituição de valores pagos a maior em decorrência da inclusão do ICMS na base de cálculo do PIS e da Cofins incidentes na conta de energia elétrica?. Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 57–59, 2019. Disponível em: https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/108. Acesso em: 14 mag. 2025.

Fascicolo

Sezione

Artigos de desembargadores do TRF da 1ª Região

Articoli simili

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.