A autonomia universitária e suas dimensões no direito brasileiro
Palavras-chave:
Autonomia universitária, Ensino superior, EducaçãoResumo
O presente artigo busca analisar de maneira concisa o princípio da autonomia universitária e as suas dimensões legais e constitucionais no direito brasileiro. Preambularmente, traça-se uma breve linha temporal acerca do instituto no ordenamento jurídico pátrio, perpassando por diversos momentos histórico-legislativos até a sua consagração no art. 207 da Constituição Federal de 1988. Em seguida, examina-se o regramento constitucional relativo à educação superior, explorando inclusive o conteúdo do já mencionado art. 207. Delimitadas as perspectivas constitucionais acerca da matéria, o trabalho busca ainda apresentar um panorama legal do princípio da autonomia universitária e da própria matéria educacional. Finalmente, o artigo disserta sobre as quatro dimensões distintas e específicas da autonomia universitária. Nomeadamente, examina a autonomia didática, a autonomia científica, a autonomia administrativa e a autonomia financeira e patrimonial.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.