A inconstitucionalidade da composição paritária do CARF
Schlagworte:
CARF, Composição, Paritária, Corporativismo, InconstitucionalidadeAbstract
O presente trabalho objetiva provar que a composição paritária do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) é inconstitucional. Para atingir esse objetivo, este artigo foi dividido em seis seções: a primeira é uma introdução na qual é esclarecida a metodologia adotada; a segunda seção revisa a literatura sobre a composição paritária e o corporativismo; a terceira explora o contexto histórico em que essa composição foi inicialmente estabelecida; a quarta seção narra a evolução dessa composição nos conselhos administrativos de recursos fiscais federais; a quinta seção analisa as razões pelas quais o Congresso Nacional extinguiu os cargos de magistrados indicados por associações de empresários e empregados; a última seção apresenta os argumentos que comprovam a inconstitucionalidade da composição paritária e propõe nova forma de indicação de julgadores do CARF. Este artigo analisou dados coletados por meio de pesquisa bibliográfica e documental. A análise foi feita na perspectiva da ciência do direito e da ciência política.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2022 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.