Em defesa do constitucionalismo: uma resposta hermenêutica a Martin Loughlin

Autores

  • Victor Bianchini Rebelo Universidade do Vale do Rio Sinos - UNISINOS

Palavras-chave:

democracia, liberalismo, princípio constitucional, supremacia da constituição

Resumo

O artigo elabora uma resposta à obra Against Constitutionalism, inédita no Brasil, de autoria do professor britânico Martin Loughlin. Divide-se essa resposta em três partes: na primeira, questiona-se a premissa do autor quanto à real diferença entre constitucionalismo e democracia/governo constitucional; na segunda, objeta-se a narrativa do autor quanto ao desenvolvimento do constitucionalismo ter como base apenas fundamentos neoliberais, mesmo com o constitucionalismo sendo visto como uma doutrina plural que, apesar de suas raízes liberais, desenvolveu-se de diferentes formas; na terceira, critica se a maneira como Loughlin conceitua sistemicamente o constitucionalismo como uma ideologia (definição da qual discordamos) e como o autor superestima a influência do constitucionalismo nos fenômenos recentes de globalização nas cortes constitucionais e nos organismos internacionais. Por fim, conclui que o autor, apesar de escrever um livro com fôlego teórico e com amplo referencial bibliográfico, acaba por não oferecer uma alternativa ao constitucionalismo, subestimando as características positivas do fenômeno, ao mesmo tempo que superestima as negativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Bianchini Rebelo, Universidade do Vale do Rio Sinos - UNISINOS

Mestre em direito público pela Universidade do Vale do Rio Sinos – UNISINOS como bolsista do Programa de Excelência Acadêmica (Proex) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), membro do Dasein – Núcleo de Estudos Hermenêutico e advogado.

Downloads

Publicado

30-01-2024

Como Citar

REBELO, V. B. Em defesa do constitucionalismo: uma resposta hermenêutica a Martin Loughlin. Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, [S. l.], v. 36, n. 1, p. 42–52, 2024. Disponível em: https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/536. Acesso em: 28 abr. 2024.