O papel da Constituição de 1824 para a formação e consolidação do ordenamento jurídico brasileiro em tempos imperiais
Palavras-chave:
Constituição Federal, direito constitucional, história das constituições, ordenamento jurídico, BrasilResumo
O presente trabalho tem por finalidade analisar a Constituição de 1824, abordando os aspectos históricos, dando ao leitor uma visão panorâmica sobre os principais eventos políticos, jurídicos e sociais que marcaram a elaboração desse texto, refletindo acerca das dicotomias existentes no que tange aos valores constitucionais e a existência de um Poder Moderador que permitia o despotismo imperial, bem como o descompasso no que se refere ao liberalismo e a manutenção da escravidão. Tendo em vista que a Carta de 1824 foi produto de um processo dialético travado entre conservadores e liberais, o objetivo deste artigo é compreender a importância da primeira constituição para a formação do Estado brasileiro, analisar seus institutos, poderes, estrutura e seu papel na consolidação da identidade nacional.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.