Campesinato: modo de vida e sujeito coletivo de direito à luz da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses e Outras Pessoas que Trabalham nas Áreas Rurais, de 2018.

Autores

  • Luís Felipe Perdigão de Castro

Palavras-chave:

trabalhador rural, atividade agrícola, propriedade rural, produtor rural, conflito agrário, organização das nações unidas

Resumo

Um dos marcos que sintetizam as lutas do campesinato é a Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses e Outras Pessoas que Trabalham nas Áreas Rurais, de 2018. Trata-se de conquista histórica no reconhecimento do campesinato como titular do direito de acesso à terra, reforçando a formação de sujeitos coletivos, objeto central da reflexão. Por meio de pesquisa bibliográfica, a pesquisa debate os conceitos e alcances jurídicos da concepção do campesinato, como sujeito coletivo de direito, a partir de garantias postas na Declaração da ONU, de 2018. O trabalho é composto por um breve panorama da formação conjuntural do documento, como algo que remonta lutas de décadas anteriores, a partir de uma constelação de movimentos, povos e comunidades do campo que, em grande parte, mantiveram interlocução por meio da Via Campesina. Na sequência, em sentido técnico-jurídico, são identificadas algumas das principais espécies de direitos previstos na declaração e as interfaces com a formação e reconhecimento do sujeito coletivo de direito. A dimensão política do campesinato se desvela, sob conceitos que se ligam tanto ao modo de vida, como pela capacidade mobilizadora de exprimir um campo de conflitos por terras e territórios, se impondo (e se opondo) como sujeito coletivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Felipe Perdigão de Castro

Graduado em direito, pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em direito constitucional e ambiental, mestre e doutor em ciências sociais, pela Universidade de Brasília. Professor de direito e orientador no mestrado de direito, no IDP, Brasília/DF. Docente de graduação de direito, no Uniceplac, Unidesc e Fac. Republicana. Membro do Observatório de Conflitos Socioambientais do Matopiba.

Downloads

Publicado

28-04-2023

Como Citar

CASTRO, L. F. P. de. Campesinato: modo de vida e sujeito coletivo de direito à luz da Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Camponeses e Outras Pessoas que Trabalham nas Áreas Rurais, de 2018. Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, [S. l.], v. 35, n. 1, p. 72–87, 2023. Disponível em: https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/442. Acesso em: 18 abr. 2024.