O Estado autoritário em chamas: uma leitura de Fahrenheit 451

Autores

  • James Magno Araújo Farias Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

direito, obra literária, democracia, proteção, liberdade individual, estado

Resumo

O presente estudo analisa a natureza do Estado autoritário, a partir da leitura de Fahrenheit 451, obra de Ray Bradbury, que expõe, em uma sociedade ficcional, a violação autoritária de garantias e liberdades civis, com a negação dos direitos humanos pelo uso da lei e do sistema estatal, gerando desproteção e atomização dos cidadãos. O objetivo central deste texto será analisar a natureza e a forma como opera o estado autoritário e como isso afeta negativamente os valores democráticos universais. Ao final, em conclusão, serão apontadas opções no campo político para evitar a erosão democrática, no sentido de garantir liberdade política, sufrágio universal, alternância e separação de poderes, constitucionalismo, legalidade, liberdade religiosa, de imprensa, liberdade sexual, liberdade de opinião e proteção dos direitos humanos. Este artigo adotou a metodologia analítico-descritiva, com análise e transcrição de trechos de livros e de artigos doutrinários para fundamentar a discussão do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

James Magno Araújo Farias, Universidade Federal do Maranhão

Pós-doutorado em direitos humanos pela Universidade de Salamanca (Espanha, 2023). Doutor em ciências jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa (Portugal, 2022). Mestre em direito pela UFPE – Universidade Federal de Pernambuco (2002). Especialista em economia pela UFMA (1997). Professor do Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão (desde 1992). Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região/MA (desde 2008). Foi presidente do TRT/MA (2016/2017) e do Coleprecor – Colégio Nacional de Presidentes e Corregedores de Tribunais Regionais do Trabalho (2016/2017). Membro da Academia Maranhense de Letras Jurídicas. É autor dos livros “Direitos Sociais no Brasil”, “A toda velocidade possível: ensaios sobre um mundo em movimento”, “O labirinto silencioso”, “Direito constitucional do Trabalho: sociedade e pós-modernidade”, “Direito do Trabalho no Brasil”, “Trabalho e Humanidade” e “Direito, tecnologia e Justiça Digital” (LTr).

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

FARIAS, J. M. A. O Estado autoritário em chamas: uma leitura de Fahrenheit 451. Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 11–22, 2023. Disponível em: https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/486. Acesso em: 3 mar. 2024.