As mulheres nas profissões jurídicas: uma revisão integrativa de literatura
Palavras-chave:
mulher, mercado de trabalho, liberdade de exercício de trabalho, profissão, princípio da igualdadeResumo
Este artigo discute a inserção de mulheres com formação em direito no mercado de trabalho, tendo como objetivo analisar as condições de trabalho, com atenção sobre as dificuldades relatadas no cotidiano e ao longo da carreira. Foram selecionados 14 artigos ao todo, publicados em qualquer data e em qualquer idioma no Portal de Periódico Capes, combinando termos como: “mulheres nas profissões jurídicas”, “gênero”, “questões de gênero”, “mercado de trabalho”, “carreira jurídica”, “estereótipos”, “mulheres nas carreiras jurídicas”, “desigualdade de gênero” e “atuação feminina no mundo jurídico”. As publicações foram organizadas nas seguintes categorias de análise: distribuição de cargos jurídicos entre homens e mulheres; dificuldades e estereótipos no cotidiano de trabalho; relatos sobre a trajetória na carreira jurídica; obstáculos para a ascensão a cargos de cúpula do Poder Judiciário; e conciliação entre profissão e vida privada. A revisão indicou que, embora as mulheres sejam maioria nos cursos de direito, possuem pouca representatividade em cargos de cúpula, contexto justificado por estereótipos de gênero. Estudos como este são importantes para a formação de estudantes de direito e para o desenvolvimento da perspectiva crítica diante de desigualdades de gênero no mundo jurídico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.