A propriedade, o direito de voto e a “constituição da farinha de mandioca”
Parole chiave:
Propriedade, Poder político, Direito de voto, Liberdade, Dignidade da pessoa humanaAbstract
O presente artigo discorre sobre a interação e relação entre a titularidade de ativos patrimoniais (econômico-financeiros) e o exercício dos direitos políticos ativos e passivos, destacando o direito de voto. Pela análise histórica da dialética da relação entre propriedade e poder político, apresenta o desafio que consiste em pôr a dignidade da pessoa humana na centralidade das relações sociais e jurídicas em contraposição ao ideário liberal da propriedade como valor necessário à realização da pessoa.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2020 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.