O direito sumular e sua eficácia impositiva, especialmente na instância recursal
Palavras-chave:
Uniformidade jurisprudencial, súmula, agilização dos ritos forenses, tratamento isonômico, jurisdicionadoResumo
A tendencial força obrigatória dos precedentes judiciários e a otimização dos poderes do relator, nos tribunais, iniciada ao tempo do CPC/1973, com as Leis 8.038/1990 e 9.756/1998, agora se confirmam e se potencializam com o vigente CPC (Lei 13.105/2015), levando a uma aproximação entre as famílias do civil law e do common law e a um nivelamento entre as eficácias da lei (norma legislada) e da jurisprudência dominante ou sumulada (norma judicada), com especial ênfase no direito sumular, especialmente na instância recursal.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.