Ensaio de delimitação da natureza jurídica do instituto regulado pelo art. 1.228, §§ 4° e 5°, do Código Civil
Palavras-chave:
Função social da propriedade, Usucapião, Propriedade, Código Civil, Desapropriação por interesse socialResumo
A abrangência do instituto, expresso nos §§ 4º e 5º do art. 1.228 do Código Civil de 2002, é questão amplamente discutida entre os doutrinadores e aplicadores do Direito. Tal discussão gira em torno de sua exegese, aplicabilidade e, principalmente, no que tange a determinação de sua natureza jurídica. O objetivo precípuo dessa pesquisa consiste em contribuir para o avanço das discussões visando à delimitação da identidade jurídica desse instituto. Apresenta-se como principal hipótese a impossibilidade do seu enquadramento nas figuras tradicionais de privação e perda da propriedade. O caminho metodológico percorrerá a análise de dispositivos pertencentes ao Código Civil, às leis n°10.257/2001, n° 13.465/2017, e Constituição da República de 1988, bem como de conteúdos doutrinários e jurisprudenciais, buscando assim identificar e analisar os pontos fundamentais de cada posicionamento, perquirindo e apresentando, por fim, uma crítica a opção da Lei n° 13.465/2017 que optou pela natureza jurídica de desapropriação judicial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.