Análise histórico-comparativa do Código Civil de 1916 e do Código Civil de 2002 acerca da usucapião de bens públicos

Autores

  • Maria Fernanda Alves Beltrão UNIDESC- Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste
  • Analice Cabral Costa Andrade

Palavras-chave:

Lei de Introdução ao Código Civil, Código Civil, bem público, usucapião

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o instituto da usucapião de bens públicos no ordenamento jurídico brasileiro desde a sua concepção, verificando principalmente o Código Civil de 1916 e o Código Civil de 2002, proporcionando ainda o debate atual e relevante acerca da temática, uma vez que o Estado possui grande percentual das propriedades existentes no território nacional, analisando ainda a possibilidade da incidência de serem usucapidos os bens públicos. Para que o objeto supracitado seja alcançado, legislação e doutrina a respeito do assunto foram consultadas. Portanto, a metodologia empregada neste estudo é predominantemente dedutiva, partindo de premissas gerais discutidas com o propósito de formular conclusões deônticas, sendo uma pesquisa eminentemente bibliográfica e qualitativa de acordo com o cunho teórico da discussão, estando inclusos livros e artigos de autores brasileiros. Ao fim da argumentação é observada a necessidade da permissão da usucapião de bens públicos na atualidade brasileira, necessidade essa essencial desde os primórdios do instituto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Fernanda Alves Beltrão, UNIDESC- Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Graduanda em bacharelado de direito pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste – Unidesc (2021).

Analice Cabral Costa Andrade

Doutoranda em direito pelo Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Unisinos. Mestre em filosofia pela Unisinos. Graduada em direito. Professora de graduação na Uniceplac e na Unidesc. Pesquisadora. Professora de pós-graduação. Advogada desde 2004.

Downloads

Publicado

16-12-2021

Como Citar

ALVES BELTRÃO, M. F.; COSTA ANDRADE, A. C. . Análise histórico-comparativa do Código Civil de 1916 e do Código Civil de 2002 acerca da usucapião de bens públicos. Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 18–29, 2021. Disponível em: https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/335. Acesso em: 20 abr. 2024.