Análise histórico-comparativa do Código Civil de 1916 e do Código Civil de 2002 acerca da usucapião de bens públicos

Autores

  • Maria Fernanda Alves Beltrão UNIDESC- Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste
  • Analice Cabral Costa Andrade

Palavras-chave:

Lei de Introdução ao Código Civil, Código Civil, bem público, usucapião

Resumo

O presente artigo objetiva analisar o instituto da usucapião de bens públicos no ordenamento jurídico brasileiro desde a sua concepção, verificando principalmente o Código Civil de 1916 e o Código Civil de 2002, proporcionando ainda o debate atual e relevante acerca da temática, uma vez que o Estado possui grande percentual das propriedades existentes no território nacional, analisando ainda a possibilidade da incidência de serem usucapidos os bens públicos. Para que o objeto supracitado seja alcançado, legislação e doutrina a respeito do assunto foram consultadas. Portanto, a metodologia empregada neste estudo é predominantemente dedutiva, partindo de premissas gerais discutidas com o propósito de formular conclusões deônticas, sendo uma pesquisa eminentemente bibliográfica e qualitativa de acordo com o cunho teórico da discussão, estando inclusos livros e artigos de autores brasileiros. Ao fim da argumentação é observada a necessidade da permissão da usucapião de bens públicos na atualidade brasileira, necessidade essa essencial desde os primórdios do instituto.

Downloads

Biografia do Autor

Maria Fernanda Alves Beltrão, UNIDESC- Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro-Oeste

Graduanda em bacharelado de direito pelo Centro Universitário de Desenvolvimento do Centro Oeste – Unidesc (2021).

Analice Cabral Costa Andrade

Doutoranda em direito pelo Centro Universitário do Planalto Central Apparecido dos Santos – Unisinos. Mestre em filosofia pela Unisinos. Graduada em direito. Professora de graduação na Uniceplac e na Unidesc. Pesquisadora. Professora de pós-graduação. Advogada desde 2004.

Downloads

Publicado

12/16/2021

Como Citar

ALVES BELTRÃO, Maria Fernanda; COSTA ANDRADE, Analice Cabral. Análise histórico-comparativa do Código Civil de 1916 e do Código Civil de 2002 acerca da usucapião de bens públicos. Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, [S. l.], v. 33, n. 3, p. 18–29, 2021. Disponível em: https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/335. Acesso em: 30 abr. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.