Processo penal no contexto do Brasil (pós) pandêmico: novas perspectivas à duração razoável do processo
Palavras-chave:
Processo Penal, Pandemia, Duração Razoável, BrasilResumo
O artigo tem por objetivo apresentar ao leitor três perspectivas que surgiram no processo penal brasileiro no contexto da pandemia de Covid-19, analisando como tais instrumentos jurídicos têm contribuído para a celeridade dos julgamentos criminais, representando métodos de modernização do processo e de ampliação do acesso à justiça. Inicia-se com a abordagem da possibilidade de utilização de tecnologias de dados como meio de inovar as citações e intimações no processo penal. Em seguida, são postas considerações sobre a realização de audiências de instrução e julgamento, com suporte de aplicativos e programas de teleconferência em tempo real. No terceiro momento, o acordo de não persecução penal é posto em exame, a fim de verificar sua possível adequação ao processo penal, que deve ser pautado pela duração razoável do processo, sem deixar de lado o respeito aos direitos fundamentais do investigado/acusado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.