(Auto-)nomia do direito e linguagem: uma resposta hermenêutica para a conexão entre direito tributário e contabilidade
Schlagworte:
Direito tributário, Contabilidade, Linguagem, Facticidade, Historicidade, Discurso jurídicoAbstract
A partir da matriz de Heidegger-Gadamer, o presente artigo se propõe a realizar uma incursão hermenêutica sobre a interpenetração entre os mundos do Direito Tributário e da Contabilidade. Colocar-se-á a linguagem como o centro de discussão, fincando-a na realidade onde as coisas acontecem. Com base nisso, far-se-á uma análise crítica a respeito dos discursos jurídicos, examinando casos concretos. Ao aproximar linguagem e ação humana, sob o plano da historicidade, demonstrar-se-á a necessidade de novos paradigmas e aportes teóricos a fim de se dar uma resposta mais adequada à luz da Constituição.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2021 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.