Rei Lear dizendo o direito: Shakespeare e os problemas da normatividade
Schlagworte:
direito, obra literária, William ShakespeareAbstract
O presente artigo propõe uma leitura de Rei Lear no âmbito do direito e literatura no seu viés representacional (KARAM, 2022). Este é, portanto, um artigo com enfoque teórico zetético jurídico, que reúne três objetos do conhecimento científico: arte literária, teoria do direito e filosofia da justiça. Para viabilizar tal estudo, são seguidos os pressupostos fundamentais da semiótica e da intertextualidade (KRISTEVA, 1969), de modo que o estudo jurídico-literário aqui é tratado como metalinguagem que explora a significação do direito e da justiça na experiência humana, por meio de um diálogo com a literatura, no caso, Rei Lear. A partir do evento da divisão do reino promovida por Lear, são analisados os problemas da normatividade individual e geral que sobressaem nessa obra-prima shakespeariana, com enfoque na figura do Rei, enquanto pai, governante e parte da natureza, na linha da teórica de Barbara Heliodora (1997, 2008).
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.