Os limites objetivos da coisa julgada: uma análise acerca de sua potencial ampliação
Mots-clés :
processo civil, coisa julgada, issue preclusion, limites objetivosRésumé
A aproximação entre a autoridade da coisa julgada e o instituto da issue preclusion do direito norte-americano foi algo de extrema importância para a amplificação dos limites objetivos da coisa julgada no direito processual brasileiro, previstos no art. 503, §§ 1º e 2º do CPC de 2015. Tendo em vista a segurança jurídica e a logicidade do sistema, esse artigo busca, através do estudo bibliográfico da doutrina jurídica, demonstrar que o legislador poderia ter desenvolvido um pouco mais sua percepção, estendendo os limites objetivos da coisa julgada às questões fundamentais para o julgamento do pedido, ainda que não se trate, precisamente, de questões prejudiciais.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.