Direito fundamental dos corpos negros à maternidade: por um direito literário e escre(vi)vente
Parole chiave:
direito, obra literária, direito fundamental, direito à igualdade, raçaAbstract
Este artigo transita pela linha de pesquisa em direito e literatura tomando como referente um operador teórico em construção, o direito literário, a partir da experiência de buscar na literatura caminhos outros para pensar e (re) escrever a história do direito, e dos direitos. Do ponto de vista temático, pretendemos abordar o (des)lugar da maternidade no direito, pensado a partir da escrevivência proposta por Conceição Evaristo, de modo a escre(vi)ver um direito fundamental dos corpos negros à maternidade, considerando as variáveis de classe e raça que atravessam a abordagem das questões de gênero, a partir de uma leitura do conto evaristiano "Do lado do corpo, um coração caído”.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2023 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.