Aplicação da Lei n.º 14.230/2021 no Tempo Limitações à Retroatividade do Novo Sistema Diante do Direito Fundamental Difuso à Probidade Administrativa

Autores

  • Caio Marcus de Souza Dutra Universidade Federal do Tocantins
  • Aline Sueli de Salles Santos Universidade Federal do Tocantins

Palavras-chave:

Direito Administrativo Sancionador, Direitos Fundamentais, Improbidade Administrativa, Retroatividade

Resumo

Fruto de longa evolução normativa e de debates políticos que remontam à Era Imperial do Brasil, a Lei n.º 8.429, de 1992, inovando com relação aos diplomas anteriores, conseguiu dar início a um sistema normativo mais robusto de combate à improbidade administrativa, classificando os atos de improbidade de acordo com o bem jurídico afetado e instituindo respectivas sanções de natureza civil, administrativa e política. Contudo, após quase trinta anos em vigor sem alterações significativas, o referido diploma normativo sofreu profunda reforma pela Lei n.º 14.230, de 2021, que, entre outros pontos, passou a vincular expressamente a persecução pelo ato de improbidade aos princípios constitucionais aplicáveis ao Direito Administrativo Sancionador, incluindo o de retroatividade das normas mais benéficas. Busca-se, portanto, com a presente pesquisa, investigar os limites da retroatividade do novo diploma legal, a partir de uma perspectiva da proteção da probidade administrativa como direito fundamental de titularidade difusa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Marcus de Souza Dutra, Universidade Federal do Tocantins

Bacharelando do curso de direito da Universidade Federal do Tocantins – UFT. Técnico Judiciário lotado na Seção Judiciária do Estado do Tocantins.

Aline Sueli de Salles Santos, Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Direito pela Universidade de Brasília (UnB - 2014) e professora de Direito na Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT). Possui graduação em Direito pela Universidade de São Paulo (USP - 1998), mestrado em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS - 2002) e especialização em Direito Administrativo pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP - 2013). Foi Conselheira da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça (2008-2016) e é advogada licenciada.

Downloads

Publicado

19-12-2022

Como Citar

DUTRA, C. M. de S.; SANTOS, A. S. de S. Aplicação da Lei n.º 14.230/2021 no Tempo Limitações à Retroatividade do Novo Sistema Diante do Direito Fundamental Difuso à Probidade Administrativa. Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, [S. l.], v. 34, n. 3, p. 133–152, 2022. Disponível em: https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/405. Acesso em: 26 abr. 2024.