Leis da robótica: da ficção de Isaac Asimov ao debate sobre sistemas de inteligência artificial
Palavras-chave:
direito, impacto social, inteligência artificial, legislação, obra literária, robôResumo
O presente trabalho busca analisar o papel da obra de Isaac Asimov na disseminação do debate sobre os impactos éticos, sociais e jurídicos da robótica. Para tanto, os dilemas decorrentes do uso de robôs sociais e robôs cuidadores são analisados a partir do conto “Robbie”, que integra o livro “Eu, Robô”. O trabalho também analisa as leis da robótica propostas por Asimov que, posteriormente, foram revisitadas e reformuladas por Frank Pasquale diante do debate sobre desenvolvimento e regulamentação de sistemas de inteligência artificial (IA). Desse modo, o trabalho demonstra que a obra de Asimov exerceu um papel relevante na reflexão sobre dilemas que, atualmente, seguem sendo discutidos em escala global sob a perspectiva de regulamentação do tema.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.