Direito criativo: a interlocução de saberes entre a ciência jurídica e a literatura por meio do estudo da ficção
Palavras-chave:
interdisciplinaridade, verdade, obra literária, direitoResumo
Considerando o encontro dialógico dos saberes entre o direito e a literatura como um benefício para a construção de uma ciência jurídica mais ampla e eficaz, objetiva-se estudar o instituto da ficção que traz importantes reflexões sobre o uso da criatividade em ambos. Para tanto, procede-se um estudo heurístico de comparação entre os dois campos do conhecimento e uma revisão de bibliografia acerca do tema. Desse modo, observa o quão importante é o campo jurídico abrir-se para o chamado direito criativo e permitir que novas fontes e novos recursos sejam utilizados para aproximar-se da verdade, o que permite concluir que o estudo interdisciplinar entre o direito e a literatura é uma ferramenta importante pelo caráter social compartilhado por elas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.