Da inexistência da “escada ponteana”: uma introdução aos planos da existência, da validade e da eficácia em Pontes de Miranda

Autores

  • Ken Basho Neto

Palavras-chave:

Pontes de Miranda, Plano da existência, Plano da validade, Plano da eficácia, Fato jurídico

Resumo

O artigo tem o propósito de analisar as notas distintivas dos planos da existência, da validade e da eficácia no pensamento de Pontes de Miranda, a fim de demonstrar qual a exata relação entre eles e as espécies de  atos jurídicos, especialmente para sustentar a inexistência daquilo a que se chamou posteriormente de “escada ponteana”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ken Basho Neto

Bacharel em direito pelo Centro Universitário de Curitiba – Unicuritiba. Pós-graduando em direito processual civil pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Pós-graduando em direito de famílias e sucessões pela Academia Brasileira de Direito Constitucional.

Downloads

Publicado

06-09-2019

Como Citar

BASHO NETO, Ken. Da inexistência da “escada ponteana”: uma introdução aos planos da existência, da validade e da eficácia em Pontes de Miranda. Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, [S. l.], v. 31, n. 2, p. 23–34, 2019. Disponível em: https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/104. Acesso em: 4 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.