Neopopulismo ou populismo às avessas? Análise da emergência populista no Brasil e o bolsonarismo
Palavras-chave:
cargo político, política, populismo, sociedadeResumo
O presente artigo tem como premissa a análise do populismo como status de fenômeno a partir dos escritos de Ernesto Laclau e as contribuições de Sigmund Freud para a compreensão da formação do líder pelo povo quando dos desejos emanados pelas demandas “eu”, bem como a aplicação do conceito no surgimento do bolsonarismo como modo de pensar político. A metodologia utilizada foi a dedutiva, por meio da pesquisa bibliográfica sobre o tema versado. O resultado encontrado foi a existência de um fenômeno populista incipiente na cultura política brasileira, o bolsonarismo, com um líder construído por sujeitos que não tinham espaço de fala na sociedade e veem nessa nova via uma forma de realização individual de seus desejos, bem como a necessidade de debates políticos mais profundos no sentido de fortalecer a democracia brasileira.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.