Big data e direito concorrencial
Da necessidade de intervenção regulatória no âmbito das tecnologias voltadas ao processamento de dados
Schlagworte:
Direito concorrencial, Big data, Processamento de dados, Big data analytics, Aprendizado de máquinaAbstract
Busca-se responder a seguinte problemática: as tecnologias conhecidas como big data analytics demandam a intervenção do direito concorrencial? Desta feita, estabelece-se uma distinção entre o big data e as tecnologias de processamento de dados. Embora parte da doutrina não enxergue um esquadro de atuação do direito concorrencial no que tange ao big data, dada até mesmo a abrangência desse conceito, procura-se demonstrar que mostra-se muito mais plausível cogitar a interferência do direito concorrencial nas tecnologias emergentes cujo escopo consiste no processamento de dados. Desta feita, em primeiro momento, os conceitos fundamentais inerentes ao termo “big data”, bem como a inadequação aparente do direito concorrencial em face ao big data serão explorados. Em segundo momento, o potencial impacto das tecnologias emergentes voltadas ao processamento de dados atualmente em perspectiva será analisado. Por fim, pretende-se demonstrar a interseção existente entre o direito concorrencial e as tecnologias de processamento de dados.
Downloads
Downloads
Veröffentlicht
Zitationsvorschlag
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2020 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.