Crise dos Três Poderes
a (des)construção do legado de Montesquieu e a proposta da teoria da interdependência funcional e do controle sistêmico
DOI:
https://doi.org/10.69519/trf1.v37i1.645Parole chiave:
Separação dos Poderes, Crise Institucional, Democracia, Teoria da Interdependência Funcional e do Controle Sistêmico, MontesquieuAbstract
O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise crítica sobre o princípio da separação dos poderes, formulado por Charles-Louis de Secondat, Barão de Montesquieu, em O Espírito das Leis (1748). A partir da constatação das recorrentes crises institucionais que acometem os Estados democráticos contemporâneos, especialmente no Brasil, busca-se compreender de que modo o ideal de equilíbrio entre os poderes vem sendo tensionado, desconstruído ou subvertido no cenário atual. Adota-se uma abordagem qualitativa, baseado na pesquisa bibliográfica, utilizando referenciais da Filosofia Política, da Ciência Política e do Direito Constitucional. A análise percorre os elementos fundamentais do pensamento de Montesquieu, articulando-os às críticas de autores como Bobbio, Ferrajoli e Habermas, no intuito de problematizar o enfraquecimento dos freios e contrapesos, a hipertrofia de determinados poderes e a consequente ameaça à estabilidade democrática. Propõe-se, como resposta teórica, a Teoria da Interdependência Funcional e do Controle Sistêmico, concebida como uma evolução crítica e normativa do modelo clássico. Conclui-se que a crise do modelo clássico de separação dos poderes exige a construção de uma nova teoria, capaz de responder aos desafios contemporâneos, incorporando critérios normativos, institucionais e tecnológicos que assegurem a efetividade da governança democrática no século XXI.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ARISTÓTELES. A Política. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BOBBIO, Norberto. Teoria geral da política: a filosofia política e as lições dos clássicos. Tradução de Daniela Beccaccia Versiani. Rio de Janeiro: Campus, 1992.
BOBBIO, Norberto. Locke e o Direito natural. 2. ed. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1997.
FERRAJOLI, Luigi. Direito e razão: teoria do garantismo penal. Tradução de Ana Paula Zomer. 2. ed. rev. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2001.
HABERMAS, Jürgen. Direito e democracia: entre facticidade e validade. Vol. 1. Tradução de Flávio Beno Siebeneichler. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1997.
LOCKE, J. Segundo Tratado sobre o governo civil e outros escritos. Petrópolis: Vozes, 1994.
MONTESQUIEU, Charles-Louis de Secondat. O espírito das leis. Tradução de Rodrigo de Sousa Coutinho. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
NEVES, Isadora Ferreira. Ativismo judicial e judicialização da política: análise crítica à luz da crítica hermenêutica do direito. Belo Horizonte: PUC Minas, 2022. Dissertação (Mestrado em Direito).
STRECK, Lenio Luiz. Jurisdição constitucional e decisão jurídica: entre principialismo e discricionariedade judicial. 2. ed. São Paulo: Saraiva Jur., 2020.
TATE, C. Neal; VALLINDER, Torbjörn (Org.). The global expansion of judicial power. New York: NYU Press, 1995.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Revista do Tribunal Regional Federal da Primeira Região

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.