Valor dos precedentes persuasivos no Brasil com base na lição de Alessandro Pizzorusso
Palavras-chave:
STJ, Precedentes meramente persuasivos, Caráter persuasivo forte, Precedente vinculante, PizzorussoResumo
Este artigo baseia-se nas contribuições teóricas apresentadas por Alessandro Pizzorusso sobre a formação de um modelo italiano de precedentes persuasivos em sentido forte, contidas principalmente na sua obra L'ordinamento giudiziario (2019), para propor uma revisão acerca do valor que, no atual contexto brasileiro, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) confere ao precedente persuasivo como fonte do direito. Em particular, este estudo analisa a forma como o STJ vem aplicando o Código de Processo Civil Brasileiro de 2015 (CPC/2015) dividindo os precedentes em duas categorias: vinculantes e meramente persuasivos. Embora não pretenda uma comparação entre sistemas jurídicos, esta investigação utilizará o método comparativo para conseguir uma espécie de exportação ou transferência de alguns conceitos do formante doutrinário.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.