Direitos linguísticos e constitucionalismo: diálogos possíveis
DOI:
https://doi.org/10.69519/trf1.v36n1.544Parole chiave:
Constituição, dignidade, direito, direitos fundamentais, línguaAbstract
Considerando a importância do constitucionalismo para o ordenamento jurídico brasileiro, este artigo busca apresentar algumas reflexões acerca dos direitos linguísticos como direitos fundamentais previstos em algumas Constituições de forma implícita ou explícita. Partindo de uma pesquisa bibliográfica e documental, a pesquisa expõe o percurso histórico dos direitos linguísticos e suas implicações para a construção de uma sociedade livre e sem preconceito, caracterizada pelas mudanças sociais, históricas e linguísticas que repercutem no direito.
Downloads
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2024 Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região

Questo lavoro è fornito con la licenza Creative Commons Attribuzione - Non commerciale - Non opere derivate 4.0 Internazionale.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.