O “Ministério da Verdade” por trás do 08/01/2023: a relação entre 1984 de George Orwell e as fake news do governo Bolsonaro

Autores

  • Jorge Alberto Mendes Serejo Centro Universitário UNDB
  • Bruna Louise Pontes Oliveira Lima

Palavras-chave:

literatura, Bolsonaro, Ministério da Verdade, George Orwell, notícia falsa, fake news, direito

Resumo

O presente trabalho propõe traçar um paralelo entre o Ministério da Verdade – órgão estatal responsável por reescrever a história no romance “1984” – e a fábrica de fakenews do governo Bolsonaro a fim de compreender como a desinformação culminou no ato antidemocrático de 8 de janeiro de 2023. Para isso, será analisado como a obra “1984”, de George Orwell, serve como fundamento para uma análise crítica do direito. Em seguida, será estabelecida uma relação entre o Ministério da Verdade e a fábrica de fakenews do governo bolsonarista. Por fim, será estudado como essa fábrica de fakenews corroborou para os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, esclarecendo como o fato se relaciona com o Ministério da Verdade e as constantes guerras do universo de “1984”. A fim de alcançar tais objetivos, esta pesquisa teórica, que possui natureza básica e se qualifica como exploratória, promove procedimento de revisão bibliográfica de autores relativos ao direito e à literatura, fakenews e bolsonarismo, a saber, Germano Schwartz (2006), Steve Levitsky (2018) e Cesar Calejon (2021).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Alberto Mendes Serejo, Centro Universitário UNDB

Mestre em direito e instituições do sistema de justiça pela Universidade Federal
do Maranhão. Professor da Universidade Federal do Maranhão e do Centro
Universitário UNDB. Coordenador do Grupo de Pesquisa e Extensão em Direitos
Humanos e Literatura da UNDB.

Bruna Louise Pontes Oliveira Lima

Bacharel em Direito pelo Centro Universitário UNDB. Integrante do Grupo de
Pesquisa e Extensão em Direitos Humanos e Literatura da UNDB.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

SEREJO, J. A. M. .; LIMA, B. L. P. O. O “Ministério da Verdade” por trás do 08/01/2023: a relação entre 1984 de George Orwell e as fake news do governo Bolsonaro: . Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, [S. l.], v. 35, n. 2, p. 240–265, 2023. Disponível em: https://revista.trf1.jus.br/trf1/article/view/491. Acesso em: 27 abr. 2024.