O “Ministério da Verdade” por trás do 08/01/2023: a relação entre 1984 de George Orwell e as fake news do governo Bolsonaro
Mots-clés :
literatura, Bolsonaro, Ministério da Verdade, George Orwell, notícia falsa, fake news, direitoRésumé
O presente trabalho propõe traçar um paralelo entre o Ministério da Verdade – órgão estatal responsável por reescrever a história no romance “1984” – e a fábrica de fakenews do governo Bolsonaro a fim de compreender como a desinformação culminou no ato antidemocrático de 8 de janeiro de 2023. Para isso, será analisado como a obra “1984”, de George Orwell, serve como fundamento para uma análise crítica do direito. Em seguida, será estabelecida uma relação entre o Ministério da Verdade e a fábrica de fakenews do governo bolsonarista. Por fim, será estudado como essa fábrica de fakenews corroborou para os atos antidemocráticos ocorridos em 8 de janeiro de 2023, esclarecendo como o fato se relaciona com o Ministério da Verdade e as constantes guerras do universo de “1984”. A fim de alcançar tais objetivos, esta pesquisa teórica, que possui natureza básica e se qualifica como exploratória, promove procedimento de revisão bibliográfica de autores relativos ao direito e à literatura, fakenews e bolsonarismo, a saber, Germano Schwartz (2006), Steve Levitsky (2018) e Cesar Calejon (2021).
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Revista do Tribunal Regional Federal da 1ª Região 2023

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Ao submeterem artigos à Revista do Tribubnal Regional Federal da 1ª Região, os autores declaram ser titulares dos direitos autorais, respondendo exclusivamente por quaisquer reclamações relacionadas a tais direitos, bem como autorizam a revista, sem ônus, a publicar os referidos textos em qualquer meio, sem limitações quanto ao prazo, ao território, ou qualquer outra. A revista fica também autorizada a adequar os textos a seus formatos de publicação e a modificá-los para garantir o respeito à norma culta da língua portuguesa.